Veja o que se sabe sobre o caso da cadela que morreu enforcada em pet shop

  • 11/12/2024
(Foto: Reprodução)
Cadela Haxa morreu enforcada após ser deixada presa pelo pescoço em cima de uma bancada da clínica, segundo tutora. Pet shop encerrou temporariamente o funcionamento e a Polícia Civil investiga o caso. Cadela Haxa, que morreu enforcada em pet shop de Planaltina de Goiás Arquivo pessoal/Angélica Alves Fernandes A corretora de imóveis Angélica Fernandes denunciou que a cadela dela, a Haxa, morreu enforcada em um pet shop de Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. A cachorrinha de 4 anos tinha ido ao local para tomar banho. ✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp Após o ocorrido, o estabelecimento anunciou, por meio das redes sociais, o encerramento temporário do local. O caso é investigado pela Polícia Civil. LEIA TAMBÉM RELEMBRE: Cadela morre enforcada em pet shop, denuncia tutora Jovem passou mal após ver cadela morta em pet shop e não conseguir salvá-la, diz mãe APÓS REPERCUSSÃO: Pet shop onde cadela morreu é fechado, diz dona Saiba tudo o que se sabe sobre o caso abaixo: Quem era Haxa? Cadela Haxa, que morreu enforcada em pet shop de Planaltina de Goiás Arquivo pessoal/Angélica Alves Fernandes Haxa era uma cadela sem raça definida e tinha quatro anos. Segundo a corretora, a cachorrinha foi adotada pelo filho mais velho dela de imóveis em 2020. Na época, a cadela tinha apenas quatro meses. Angélica descreveu a cachorrinha era obediente, meiga e muito brincalhona. Para a corretora, que chamava Haxa de filha, a cadela fazia parte da família. “Ela só ficava dentro de casa, ela não era bichinho de ficar de fora. Ela dormia no meu quarto, no quarto dos meus meninos, detalhou. Como foram os momentos de Haxa no pet shop antes da morte? A corretora de imóveis detalhou ao g1 que marcou o horário no pet shop My Pet, localizado no Setor Leste, no dia 2 de dezembro para que a cadela pudesse ir no dia seguinte, dia 3. No dia marcado, levou Haxa ao local e a entregou nas mãos de um funcionário. Angélica explicou que, por volta de 11h20 do mesmo dia, a proprietária do estabelecimento, que mora no andar de cima do local, mandou uma mensagem dizendo que a Haxa já havia tomado banho e que estava pronta. Segundo a corretora, a proprietária ainda disse que os funcionários sairiam para o almoço ao meio-dia, mas que Angélica poderia ir buscar a cadela que ela mesma entregaria o animal a ela. “Como ela mora em cima, ela falou: pode chamar, me avisar que eu desço para entregar ela, mas fica tranquila que a Haxa não está agitada, ela está caladinha e tranquilinha lá. Nesse momento eu imaginei que a Haxa estivesse no cercadinho, no chão, e que ela [a proprietária] estivesse acompanhando lá de cima pelas câmeras”, descreveu Angélica. Como e quando Haxa morreu? Cadela Haxa, que morreu enforcada em pet shop e a caixa com as cinzas dela, em Planaltina de Goiás Arquivo pessoal/Angélica Alves Fernandes Ao g1, a corretora detalhou que o filho mais velho dela foi quem se dirigiu até o local para buscar a cadela. No entanto, ao chegar ao pet shop, encontrou a cadela pendurada pelo pescoço. “Quando [meu filho] chegou para buscar ela, pela porta de vidro ele a viu pendurada e correu desesperado, pegou ela no colo, ainda tentando fazer alguma coisa, mas ela já estava sem vida. Já a tinha defecado, estava com a linguinha para fora, com os olhos para fora”, completou Angélica. Ela explicou que, quando os funcionários saíram para almoçar, deixaram o animal preso pelo pescoço em uma coleira em cima de uma bancada. “Deixaram ela lá presa pelo pescoço, e aí com certeza ela escorregou, tentou pular”, deduziu a corretora. Haxa já era cliente do pet shop? Cadela Haxa, que morreu enforcada em pet shop de Planaltina de Goiás Arquivo pessoal/Angélica Alves Fernandes A pequena Haxa tomava banho no estabelecimento semanalmente há cerca de três anos, segundo a tutora Angélica. A pequena Haxa tomava banho no estabelecimento semanalmente desde 2022, segundo a tutora Angélica. O que aconteceu com o filho da corretora? Angélica contou que, minutos depois que o filho dela saiu para buscar Haxa no pet shop, a proprietária do estabelecimento ligou e pediu que ela fosse até o local acalmar o filho. “Aí eu já entrei em desespero, desliguei o telefone e comecei a chorar”, desabafou. A corretora contou que, após o filho dela encontrar a cadela morta, ele passou mal e precisou ser atendido em um hospital depois de encontrar a cadela morta no estabelecimento. "Ele correu para o Corpo de Bombeiros, lá fizeram os primeiros socorros e levaram ele para o hospital. Ele tomou uma dose bem alta de calmante. Deu uma crise muito forte, um apagão", detalhou. Segundo ela, ele já está em casa. Quem gravou o vídeo questionando o funcionário no pet shop? Prima de corretora de imóveis questiona pet shop após morte de cadela Angélica detalhou que, horas depois da morte de Haxa, a prima dela foi até o estabelecimento. Um vídeo gravado pela prima da corretora mostra quando a mulher questiona o funcionário que estava responsável pela cadela (e que posteriormente foi demitido do estabelecimento) sobre o ocorrido e sobre o estabelecimento ter continuado funcionando após a morte do animal (assista acima). “Foi um acidente”, afirmou o funcionário. “Acidente? Vocês saíram para almoçar e deixaram um animal preso”, rebateu a prima da corretora. “Acontece”, respondeu o funcionário. Sobre o estabelecimento ter continuado funcionando após a morte de Haxa, a proprietária do pet shop disse em nota publicada nas redes sociais que decidiu continuar com o atendimento naquele dia porque outros animais estavam sob os cuidados deles aguardando “tratamentos e atendimentos que não poderiam ser adiados sem comprometer o bem-estar deles”. O que disse o pet shop? Posicionamento de pet shop sobre a morte da cadela Haxa no local, em Planaltina de Goiás Reprodução/Redes Sociais Inicialmente, o pet shop lamentou o ocorrido e disse que o funcionário que teria negligenciado os cuidados de Haxa foi demitido. Nas publicações feitas pelas redes sociais, a proprietária, que se identificou como Mayara, justificou que não estava cuidando do atendimento por estar de resguardo. “Infelizmente, não pude estar na empresa porque estou de resguardo e tive que cuidar dos meus dois filhos pequenos”, disse Mayara. “Minha bebê tem somente um mês de vida, os dois precisam e dependem de mim agora e eu também preciso ficar com eles”, completou. O pet shop continua funcionando? Após a morte de Haxa, o pet shop teve o funcionamento temporariamente encerrado. O anúncio do encerramento foi publicado pelas redes sociais. A proprietária do local justificou que a morte da cadela a abalou muito e que a situação é extremamente dolorosa. “Estamos revisando nossos protocolos de treinamento e supervisão para garantir que algo assim jamais volte a acontecer”, escreveu. Antes, a proprietária Mayara já havia suspendido o funcionamento devido a vandalizações que teriam ocorrido no local. “Terei que parar com o funcionamento por segurança minha, da minha equipe e dos pets que estavam agendados, porque o estabelecimento foi vandalizado e nos sentimos ameaçados”, escreveu a dona do pet shop. O pet shop prestou alguma assistência à família? Logo após o ocorrido o pet shop disse por meio de nota publicada nas redes sociais que custeou integralmente o envio do corpo de Haxa ao crematório. “Uma pequena atitude que, naquele momento, era o mínimo que poderíamos fazer”, disse. A família confirmou a assistência prestada pelo estabelecimento. O que disse a polícia? Após o ocorrido, a tutora de Haxa registrou um boletim de ocorrência na delegacia. Ao g1, o delegado José Mendes, que é responsável pelo caso, informou que os envolvidos já foram intimados para depor sobre o ocorrido. "Até o fim dessa semana já devemos realizar a oitiva de algumas pessoas, inclusive a tutora da cachorrinha", disse. Nota de posicionamento do pet shop na íntegra: “Sou a proprietária e fundadora do pet shop e hoje venho a público com o coração profundamente entristecido para falar sobre o lamentável ocorrido em nosso estabelecimento. No dia de hoje, enfrentamos uma situação extremamente dolorosa: a perda de um cachorro sob os nossos cuidados, causada por negligência de um funcionário. Quero, antes de tudo, expressar minhas mais sinceras desculpas e sentimentos aos tutores do animal. Entendo que nenhum gesto pode reparar essa perda, mas gostaria de garantir que estamos fazendo todo o possível para lidar com as consequências deste trágico episódio. Assim que tomei ciência do ocorrido, medidas imediatas foram tomadas. O funcionário envolvido foi advertido, nos próximos dias outras medidas serão tomadas, e estamos revisando nossos protocolos de treinamento e supervisão para garantir que algo assim jamais volte a acontecer. Além disso, nosso compromisso foi honrar a dignidade do animal. Custeamos integralmente o envio do corpo ao crematório, uma pequena atitude que, naquele momento, era o mínimo que poderíamos fazer. Desde então, temos buscado entrar em contato com os tutores para oferecer o devido apoio emocional e qualquer outra assistência que possa aliviar, ainda que minimamente, essa situação. Na condição proprietária do local, busco sempre estar presente e monitorar todos os procedimentos que são feitos nos pets, porém hoje, infelizmente, não pude estar na empresa porque estou de resguardo e tive que cuidar dos meus dois filhos pequenos. Em relação à continuidade do funcionamento do pet shop após o incidente, gostaria de esclarecer que decidimos não fechar as portas naquele momento porque outros animais sob nossos cuidados aguardavam tratamentos e atendimentos que não poderiam ser adiados sem comprometer o bem-estar deles. Essa decisão foi tomada com base na nossa responsabilidade com todos os pets que estavam sob nossa responsabilidade neste dia. Por fim, quero reforçar que este pet shop foi criado com o propósito de oferecer um cuidado especial e humanizado aos animais que são parte fundamental da vida de tantas pessoas. Este compromisso permanece, e estamos dedicados a reconstruir a confiança de nossos clientes e da comunidade, trabalhando incansavelmente para que nunca mais haja um incidente dessa natureza. Agradeço pela compreensão e reitero o meu mais profundo pesar. Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos e comprometidos com a melhoria constante de nossos serviços." "O funcionário já foi desligado da empresa, terei que parar com o funcionamento por segurança minha, da minha equipe e dos pets que estavam agendados porque o estabelecimento foi vandalizado e nos sentimos ameaçados. Agradeço aqueles que nos prestaram apoio e confiam no nosso trabalho, mas infelizmente não nos sentimos seguros para continuar”. "Queridos clientes, amigos e parceiros, Mayara aqui, é com muita tristeza e pesar que eu anuncio o encerramento temporário do My Pet, a morte da Raxa com certeza me abalou muito, ela era minha cliente desde 2021, são 3 anos de muita troca, cuidado e carinho. Eu sempre fiquei presente e a frente no atendimento enquanto eu estava atuando diretamente mas me ausentei no nascimento dos meus 2 filhos e por isso que eu não estava presente recentemente na loja e eu ainda não consigo estar, minha bebê tem somente 1 mês de vida, os dois precisam e dependem de mim agora e eu também preciso ficar com eles. Eu sinto muito pelo ocorrido e mais uma vez deixo claro que eu sei a culpa e responsabilidade que carrego como dona e proprietária do local, já ofereci e agora ofereço em público o meu apoio a família, sei que nada que eu possa falar aqui vai trazê-la de volta, mas o que eu puder fazer pra amenizar essa dor eu farei. Quero agradecer aos meus clientes, amigos e parceiros que me apoiaram e querem que eu volte aos serviços, infelizmente eu vou decepcionar vocês porque eu não consigo voltar agora, mas deixo um até logo porque só Deus sabe o que me reserva no futuro e eu confio nos planos dEle, Ele sabe do meu coração e da minha doação para a minha profissão como veterinária. Nesses 4 anos eu batalhei muito, me entreguei de corpo e alma para os meus clientes e fico muito emocionada em ver o reconhecimento disso nos comentários e mensagens de muito carinho e amor, eu espero ainda conseguir ajudar todos vocês que confiam no meu trabalho, então aqui eu deixo o meu até logo.” 📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás. VÍDEOS: últimas notícias de Goiás

FONTE: https://g1.globo.com/go/goias/noticia/2024/12/11/veja-o-que-se-sabe-sobre-o-caso-da-cadela-que-morreu-enforcada-em-pet-shop.ghtml


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